Escolha a lâmpada certa para seu ambiente

Há várias características das lâmpadas que você pode utilizar a seu favor para transformar cada cômodo de sua casa em um lar

 

          Você já se perguntou qual a lâmpada certa para sua casa? A pergunta pode parecer simples, mas cada lâmpada possui características que podem enaltecer seu ambiente. Ou desvalorizá-lo.

          A iluminação certa pode trazer benefícios estético e funcional ao cômodo. Isso porque a lâmpada não possui apenas a função de iluminar, mas sim de destacar, aconchegar, estimular e muito mais, e cada ambiente pede uma luminosidade diferente.

          A primeira dica é observar a eficiência das lâmpadas! Esse aspecto pode ser observado pela quantidade de Watts (W), ou seja, seu consumo de energia. Nesse caso, as lâmpadas LED são excelentes, pois podem economizar até 85% de energia em relação a outras lâmpadas, além de possuir maior durabilidade, segurança e qualidade.

          Além disso, a temperatura é um fator de extrema importância na ambientação de um cômodo. Existem 3 principais temperaturas: a luz amarela ou quente, a luz neutra ou suave e a luz branca ou fria. É importante notar que quanto mais quente é a luz, menor a temperatura e, quanto mais fria, maior é a temperatura.

 

          A luz quente ou amarela oferece um ambiente relaxante, agradável, principalmente quando combinada com uma boa luminária. Ela realça as verdadeiras cores dos objetos, sendo ideal para salas de estar e quarto.

          A luz suave ou neutra é, geralmente, utilizada em recepções comerciais ou áreas de circulação. Ela pode ser também utilizada na sala de estar de forma a dar uma iluminação moderada ao ambiente.

          Já a luz fria ou branca ilumina bastante os espaços e é estimulante, sendo bastante utilizada em áreas que precisa de mais iluminação, como escritório, cozinha e banheiros.

          Os banheiros, em especial, são os espaços mais difíceis de acertar, pois a iluminação deve ser uniforme e intensa, porém sem refletir, ofuscar ou criar sombras. A luz fria na região dos espelhos e espalhada nas áreas do chuveiro e vaso sanitário é a ideal para alcançar um ambiente agradável e prático simultaneamente.

          Por último, sempre que puder, dê preferência à luz natural. Além de economizar energia, ela ajuda na questão da saúde e da sustentabilidade.

          Em geral, se quiser criar um projeto de iluminação caprichado, opte pela opinião de um profissional qualificado

.